Muriaé ficou classificada em terceiro lugar, dentre os municípios de Minas Gerais com mais de 100 mil habitantes, no ranking do edição 2024 do anuário “Cidades Mais Seguras do Brasil”.
O anuário é desenvolvido pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário, a partir do cruzamento de dados oficiais do IBGE e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Governo Federal.
O principal indicador para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes verificados ao longo do ano anterior. Este é o mesmo indicador que também é utilizado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes na elaboração de seus relatórios.
“Nosso objetivo é que o anuário seja uma ferramenta valiosa. Não só para auxiliar na escolha de um local seguro para viver, mas também para fomentar o debate público e inspirar melhorias nas políticas de segurança em todo o Brasil”, relata o texto que está presente na apresentação do documento divulgado pela MySide.
O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, celebrou nas redes sociais a classificação que Muriaé obteve no ranking.
“É o resultado do investimento de mais de R$1,3 milhão que fazemos anualmente nas forças de segurança atuantes em nossa cidade, dentre outras medidas, como a modernização e ampliação da iluminação pública e das câmeras de videomonitoramento. Também temos levado esporte, lazer e capacitação profissional para as pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades de uma vida melhor para todos”, pontuou.