Departamento de Esportes faz levantamento de situação das quadras do município

Na primeira semana do ano, a equipe do Departamento de Esporte e Lazer da Fundarte visitou as quadras poliesportivas do município. O trabalho teve o objetivo de avaliar as condições de cada espaço e fazer o levantamento do que é necessário para melhorá-las.

De acordo com o coordenador do Departamento, Vanderlei Paul, a equipe se deparou com uma situação adversa, de muitos problemas.

“Encontramos quadras danificadas, sem traves, precisando de capina, pintura. De perto, pude ver que as comunidades precisam de muita atenção. Algumas convivem com a criminalidade, mas o esporte tem a função social de afastá-las deste problema. Precisamos levar as crianças, adolescentes e adultos a praticar atividades esportivas de maneira segura e agradável”, disse ele.

Em virtude da pandemia da covid-19, a equipe planeja reestruturar, reformar, equipar e recuperar as quadras para a realização de atividades e programas esportivos envolvendo todos. De acordo com Vanderlei, no Complexo Esportivo Gilberto José Tanus Braz (onde fica o Ginásio Rodrigão), por exemplo, será necessário reestruturar a área da piscina e a pista de atletismo.

Para o prefeito José Braz, o levantamento das condições físicas desses espaços é prioridade. “Faremos a manutenção o mais rápido possível. Após esse processo de levantamento da infraestrutura e o término da pandemia, começaremos com os projetos nas comunidades. Vamos envolver as crianças no maior número de modalidades esportivas e promover a integração social”, informou.

Quadras sem estrutura – Pelo levantamento inicial, diversas quadras poliesportivas precisam de manutenção urgente. Uma delas é a do bairro Dornelas II, que está com muito barro e mato em volta, necessitando de limpeza e pintura.

Os problemas também existem em outros locais. No Joanópolis e São Joaquim, a quadra está com traves e tabela de basquete deterioradas, enquanto no Aeroporto a falta de manutenção gerou problemas no  piso e o acúmulo de sujeita. Já no Inconfidência, a situação também é precária, com o piso danificado e sem segurança para a prática de esportes.