O município de Muriaé completa hoje, segunda-feira, 16 de maio, 167 anos de Emancipação Político–administrativa. A comemoração, organizada pela Prefeitura e Fundação de Cultura e Arte (Fundarte), aconteceu no sábado, no Complexo Cristo Redentor, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, a qual também comemorou 15 anos do 47º BPM.
Participaram do evento em homenagem a cidade o prefeito José Braz, o vice-prefeito e secretário de Saúde Marcos Guarino, o deputado Estadual Bráulio Braz, o comandante do 47º Tenente Coronel Márcio Roberto, a diretora da Fundarte Gilca Napier, secretários, vereadores e um grande número de muriaeenses.
Muriaé antigamente fazia parte do município de São João Batista do Presídio que hoje é a conhecida Visconde do Rio Branco. Após 1855, foi emancipada e elevada a qualidade de município, passando a ter seu próprio território formado por 21 localidades.
Orquestra PMMG
A ‘Orquestra Sinfônica da Polícia Militar’ iniciou a formação em 1948. Formada por músicos remanescentes das Bandas de Música do Batalhão de Guardas, Quinto e Sexto Batalhões, Academia da Polícia Militar e da Décima Companhia PM de Muzambinho.
Atualmente, o grupo é composto por militares que, além da música, participam de projetos que buscam levar educação musical para jovens em situação de risco, com o objetivo de reintegrá-los a sociedade por meios musicistas.
É a única Orquestra Sinfônica Militar da América Latina.